Saber como limpar corretamente o brinquedo sexual é fundamental, já que eles entram em contato com os órgãos genitais. De forma simples e sem segredos, as pessoas podem fazer a limpeza de brinquedos feitos de silicone, vidro e aço com água quente e sabonete neutro apenas. É importante deixar secando naturalmente em local arejado. Então, guardar o brinquedo em uma sacola impermeável.

No entanto, outros tipos de materiais necessitam de cuidados diferentes, como existem aspectos específicos que são deixados de lado por ignorância ou descuido.

Segundo a sexóloga, Rebecca Alvarez Story, os brinquedos sexuais devem ser limpos antes e depois de cada uso e muita gente não faz isso. E isso é grave, pois erros nas etapas de limpeza podem levar a infecções com sintomas desagradáveis, por isso devemos evitá-los. Confira os erros mais comuns.

 

1. Não limpar o brinquedo novo

O fato do brinquedo sexual ter vindo lacrado, não quer dizer que esteja esterilizado. Nessas horas, a ansiedade e expectativa de testá-lo imediatamente deve ser deixada de lado.

Então, a primeira coisa a se fazer é dedicar um tempo para lavar e retirar sujeiras que são invisíveis aos olhos, além de eliminar germes. Depois, deixar o brinquedo secar e mantê-lo em local seco e livre de umidade antes de usar pela primeira vez.

 

2. Não checar se ele é a prova d’água

Muitos brinquedos são resistentes ao contato da água, mas outros não. Por isso, esse detalhe deve ser conferido antes de lavar. Segundo a educadora sexual, Sadie Allison, se o brinquedo não for a prova d’água e for levado para debaixo do chuveiro ou banheira, poderá causar danos e estragar o produto.

 

3. Não secar apropriadamente

Não secar totalmente o brinquedo antes de guardar é um erro comum e prejudicial. A umidade pode ser meio ideal para que fungos cresçam. Também é recomendado que não use toalhas felpudas ou que possam deixar qualquer tipo de elementos no brinquedo, como pequenos fiapos de tecido.

 

4. Usar sabonetes perfumados, produtos de limpeza de casa ou cloro

Os brinquedos sexuais entram em contato com as mucosas, que são partes que absorvem coisas para dentro do corpo. Portanto, deve-se evitar produtos que possam causar irritações.

Os produtos de limpeza para casa não são adequados para limpar brinquedos, nem sabonetes com fragrância. O cloro é outro produto que pode estragar o material dos brinquedos. É melhor usar um sabonete neutro antibacteriano ou uma solução de limpeza especial para limpar brinquedos eróticos.

 

5. Limpar os brinquedos porosos da mesma forma que os rígidos

Os materiais porosos geralmente são os feitos de látex, couro, cyberskin. Eles devem ser tratados de forma diferente em comparação com os feitos de materiais rígidos, como vidro, aço e silicone.

Os poros são tão pequenos que podem acumular bactérias e os produtos podem não alcançar estes pontos. Por isso, a melhor forma é proteger esse tipo de brinquedo com camisinha. Isso o manterá limpo e seguro.

 

6. Guardar o brinquedo na gaveta

As gavetas são locais que podem ter sujeira, umidade e se o brinquedo não estiver totalmente seco pode ser condição ideal para proliferação de germes. Por isso, antes de jogar o sextoy no fundo da gaveta, certifique-se de colocá-lo em uma sacola a prova de umidade.