Cupisosexual é um termo que define uma sexualidade derivada do assexual, que já foi conhecida como kalosexual. Basicamente, entra no tipo de pessoas que não sente atração sexual, mas com um diferencial importante. Continue lendo e entenda.
Cupisosexual
O cupiosexual (cupio=desejo) é uma pessoa que não sente atração sexual, mas tem relações íntimas e relacionamentos. Ela busca conexão física não por desejo e atração, mas por outros fatores.
Pode ser impulsionado por sensações físicas prazerosas, pelo prazer do parceiro/a, impulsionado por outro tipo de conexão, que seja consequência do ato sexual, seja antes ou depois.
É o mesmo que demisexualidade?
Não, apesar dos termos cupiosexual e demisexual terem suas semelhantes, são diferentes. O demisexual sente sim atração sexual, mas apenas com afeto e laços fortes construídos. Isso de maneira simples. O cupiosexual não sente desejo nenhum, ou seja, não tem tesão.
Como todo termo novo, o cupiosexual é algo que está sendo mapeado e compreendido. Não está ligado a gênero feminino ou masculino e qualquer pessoa pode se descobrir desta forma.
Como descobrir se sou cupiosexual?
Segundo a sexóloga Ph.D Tanya Bass, uma pessoa pode se descobrir asexual e cupiosexual. No entanto, nem todo asexual pode se identificar com cupiosexual. A profissional usa uma analogia interessante para explicar. Todo tubarão é um peixe, mas nem todo peixe é tubarão.
Nem sempre pode ser confortável perceber que as características pessoais em relação a sexualidade sejam de não existência de atração física, apesar de existir vontade de fazer sexo, seja por qual for o motivo.
A melhor forma de descobrir é ler relatos de pessoas cupiosexual e ver se elas são parecidas com o que passa, visitar fóruns online e pesquisar mais.
Muitas vezes, existe falta de autoconhecimento, vergonha, ceticismo de outras pessoas e muito mito errado envolvendo o tema, que pode dificultar que a pessoa chegue a esta conclusão. As pessoas tendem a ser céticas e duvidar de pessoas que fazem sexo, mas dizem não sentir atração.
Como lidar?
A melhor forma de lidar é não questionar e tentar descobrir o que faz a pessoa se sentir bem em relação aos contatos íntimos, mesmo que não haja desejo. É preciso ressaltar que a falta de tesão, não significa que a pessoa não sinta prazer.
Descobrir que o parceiro/a não sente tesão, mas quer fazer sexo pode ser desafiador, pois mexerá com a autoestima, colocando em xeque o poder de sedução e atratividade.
Por isso, muitas pessoas podem esconder sua sexualidade por não querer colocar dúvidas dentro do relacionamento. Além disso, o tema já é delicado por si só. Por isso, deve haver sensibilidade e abertura para conversas e achar novas aberturas para explorar o prazer sem fazer exigências ou colocar expectativas.