O Pomosexual é um termo referente ao modernismo sexual que surgiu para identificação de um grupo de pessoas que não se identifica com nenhum tipo de rótulo. Saiba mais.

 

Pomosexual

Os pomosexuais pode ter qualquer orientação sexual, que não se encaixa em nenhum rótulo, sendo fluidos. São abertos a exploração com abertura a pessoas, como relacionamentos que não se encaixam nos moldes tradicionais.

 

Expressão sexual não convencional

Se expressam sexualmente de uma forma não convencional com aberturas para fetiches variados. Não existem rótulos para este grupo, mas sem restringir relacionamentos. Em outras palavras, aceitam se relacionar com pessoas de todos os tipos, orientações e gêneros, que se definam ou não pomosexuais.

 

Controvérsias

Dentro da comunidade LGBTQIAP+ existe um certo tipo de crítica, com argumentos de que este grupo não se compromete. No entanto, existe uma certa controvérsia, já que eles não tem problemas em relacionamentos a longo-prazo monogâmicos, por exemplo, se o parceiro/a assim o quiser.

Portanto, nem todo pomosexual é adepto da poligamia, apesar de sua natureza não ter problemas em aceitar moldes não tradicionais para estar junto de alguém.

Além disso, apesar da fluidez este grupo não se encaixa na comunidade LGBTQIAP+ em nenhum de seus espectros. Por isso, muitas de suas escolhas são vistas como temporárias ou classificadas como fases. Por exemplo, uma pessoa que fica com homens e mulheres esporadicamente.

 

Fluidez sexual

Então, não existe muita validação dos grupos em relação aos pomosexuais e consequentemente aceitação. No entanto, a fluidez sexual existe.

Para os pomosexuais, a fluidez é algo permanente e não temporária. Estes termos ajudam no autoconhecimento e no descobrimento da identidade sexual, mesmo para quem não se identifica com nenhuma existente.

Mostrando que a abertura ao diálogo e o conhecimento ajudarão pessoas que não sentem sua sexualidade como normativas. Para que elas se sintam aceitas e saibam que a diversidade é muito maior do que o leque das comunidades, que estão em constante inclusão e mudanças.

Apesar de se relacionarem com pessoas do mesmo sexo, os pomosexuais não se consideram gay ou bisexuais, pois eles se sentem atraídos por todas as outras identidades que independam de seu gênero de origem ou de escolha, como acontece normalmente.

Portanto, este grupo se encaixa ao não se encaixar nas identidades já definidas, mas não vista como uma fase, mas como parte de sua sexualidade permanente e integrada.

Pessoas que se identificam com este grupo namoram, tem casamentos estáveis ou experimentam muito durante a vida. Formam um grupo diverso e mutável.

 

Como lidar

A melhor forma de lidar com a pomosexualidade é manter um diálogo aberto com compreensão e conversas.

É importante manter o respeito onde diferentes sexualidades são aceitas e servem como ferramenta de autoconhecimento e descobrimento sem formar pré-conceitos ou usar de julgamentos, mas como aceitação e ajuda da integração independente da sexualidade ou da forma como as pessoas se relacionam.