Segundo o psicologista clínico Michael Breus contou à revista Allure, sonhar com sexo é normal e saudável. Afinal, eles começam a se manifestar de forma natural no começo da puberdade.

 

Sonhando com sexo

Através do sonho é possível atingir um estado de excitação e até orgasmos. Isso porque o sonho acontece no estágio do sono REM, profundo, mas ativo. A temperatura do corpo sobe, o coração bate mais rápido e o sistema nervoso fica mais sensível. Assim como pode acontecer sonhos lúcidos e realistas.

Segundo Breus, os sonhos devem ser interpretados de maneira cautelosa. Eles são manifestações do subconsciente e sonhar de forma erótica com o chefe, por exemplo, não significa que haja desejo sexual necessariamente. Por conta disso, sentimento de culpa, angustia e aversão podem se manifestar também.

 

Recados do subconsciente

Alguns têm significado metafórico para curar traumas, lidar com questões e emoções não resolvidas, entre outros. Em outras palavras, os sonhos eróticos nem sempre estão ligados a sexo, mas, talvez, com aquele projeto inacabado no trabalho ou alguma outra questão difícil.

A Dr. Janet Brito, psicóloga, terapeuta sexual, explica que os sonhos mostram o que está invisível aos olhos, como se fosse um guia interno. A simbologia e imagens se conectam aos sentimentos, desejos e o lado mais íntimo do ser.

Portanto, conheça cinco sonhos mais comuns e seus possíveis significados.

 

1.Sexo com estranhos

Muita gente acaba com sentimento de culpa ao ter sonhos eróticos com quem não seja com o marido ou esposa. No entanto, sonhar com isso não quer dizer que isso seja um sinal de que o amor tenha acabado ou que haja desejo de traição.

Todo sonho possui um começo, meio e fim. É preciso olhar atentamente e a primeira sugestão é que possa haver algo com a libido, talvez, os desejos sexuais não estejam sendo atendidos completamente.

 

2.Sonho com o ex

A explicação pode estar relacionada a diversos fatores dependendo de como foi o término ou como a relação era conduzida. Pode ser que haja um sentimento de revolta por ter se sentido usado(a), sentir luto ou lutar contra algum arrependimento, por exemplo.

Se esses sonhos são recorrentes mesmo anos após o término, a indicação é procurar um tratamento com terapeuta para investigação.

 

3.BDSM

O BDSM engloba uma série de práticas sexuais consideradas fora do padrão em nossa sociedade. Submissão e domínio são as mais comuns, mas há diversos atos envolvendo sadismo, bondage e masoquismo.

Pode ocorrer constantemente nos sonhos em pessoas que tiveram sua sexualidade reprimida por vergonha ou autoridade. Também pode ser uma manifestação de desejo pelo controle e outras interpretações envolvendo poder.

 

4.Que está sendo traído(a)

De acordo com a analista de sonhos Lauri Quinn Loewenberg contou a revista Bustle, esse sonho pode ter ligação com insegurança e dúvidas. Talvez, seja a hora de ter uma conversa, já que é um sinal do cérebro para que as desconfianças devem ser resolvidas.

 

5.Com alguém inapropriado

Ter sonhos eróticos com quem não deveria ou com quem não existe atração pode ser bem comum. Pode ser com o melhor amigo, um colega de trabalho ou até mesmo o cunhado.

Segundo a Dr. Nancy Irwin, psicóloga clínica, isso pode ser um processo de validação de alguma coisa. É preciso tentar conectar os pontos e descobrir o que aquela pessoa pode representar em paralelo com algo que está acontecendo no momento.